Macadâmia, a noz da juventude
É uma noz nativa da Austrália, é considerada uma das nozes mais ricas nutricionalmente do mundo. Isso por conta dos muitos benefícios para a saúde.
A presença da macadâmia na mesa dos brasileiros ainda é recente. De sabor agradável, essa oleaginosa tem tudo para se tornar cada vez mais conhecida!
A principal vantagem da macadâmia (e também o motivo dela ser conhecida no universo dos cosméticos) está nos antioxidantes. Esta noz atua no combate de radicais livres e auxilia no rejuvenescimento da pele. Tem coisa melhor do que comer um alimento saudável, gostoso e que ainda te deixa mais jovem?
Ela ainda é fonte de gorduras monoinsaturadas, as chamadas “gorduras boas”, proteínas, fibras alimentares, minerais, vitaminas, polifenóis, flavonoides e esteróis, dentre eles os que mais se destacam são:
-Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, E e Ácido Fólico.
-Sais Minerais: Cálcio(70mg/100g), Cobre, Ferro, Fósforo(200mg/100g), Magnésio(120mg/100g), Manganês, Potássio(360mg/100g), Sódio, Selênio e Zinco.
-Carboidratos: amido, maltose, glicose e frutose.
-Proteínas: Aminoácidos Essenciais.
-Ácidos Graxos: saturados(12,5%), poli-insaturados(4%) e monoinsaturados(ômega 3- 83,5%).
Com apenas duas nozes por dia, e quando associada a uma dieta equilibrada, ela atua no controle do colesterol e triglicerídeos, controle glicêmico, regulação intestinal, melhora do sistema imunológico, reduz o estresse oxidativo promovendo a redução na formação de coágulos e inflamações, promove a aceleração do metabolismo contribuindo para uma série de reações orgânicas benéficas a saúde, previne e trata doenças degenerativas, promove saciedade em consumo de pouca quantidade, contribuindo para controle de peso e emagrecimento.
Ela fica ótima adicionada em frutas, em sobremesas como sorvetes, no preparo de pães ou consumida isoladamente em lanches.
0 Comentários: