Mito ou verdade- Tribulus Terrestris e construção muscular



A planta Tribulus Terrestris (TT) é uma errva rasteira, da família Zygophyllaceae, usada a muito tempo na medicina tradicional na Grécia, China e Índia para tratamento de infertilidade, impotência, disfunção erétil e líbido baixa. Apartir da década de 80 começou a ganhar adeptos entre atletas e indivíduos que buscavam hipertrofia muscular, baseado na crença de que esta erva aumentaria os níveis de testosterona.

Diversos estudos foram realizados afim de estabelecer comprovação sobre sua eficácia.

Em estudos com animais TT promoveu aumento da testosterona, di-hidrotestosterona, dehidroepiandrosterona e hormônio luteinizante, porém em estudos com humanos estes resultados não se confirmam.

Em estudo duplo-cego realizado com 22 jogadores de rúgbi, avaliaram os efeitos de 5 semanas de consumo de 450mg/dia, durante fase de preparação que também incluía treinamento de resistência, concluiu demonstrando que não houve diferença no ganho de massa livre de gordura e na força muscular entre os grupos, demonstrando assim, que a suplementação com TT não aumentou a taxa urinária de testosterona.

Em outro estudo realizado com 3 grupos totalizando 21 homens jovens, com idade de 20 a 36 anos recebendo a dosagem de 10mg de TT/Kg/peso, 20 mg de TT/Kg/peso e um grupo controle, concluiu que não houve diferenças significativas entre os 3 grupos para testosterona total, hormônio luteinizante e androstenediona.

Outros estudos foram realizados tanto com TT isolado, como também em associação com outros fitoterápicos e compostos e concluíram que o consumo de TT não foi eficaz para aumentar os níneis de testosterona em humanos.

MITO- Segundo posicionamento da International Society of Sports Nutrition, o TT é classificado como produto ineficaz para a construção muscular.

Fonte: Revista Brasileira de Nutrição Funcional.





Unknown

Nutricionista, trabalha com base na nutrição funcional. Gosta de esportes e passeios com sua família.

0 Comentários: